domingo, 25 de setembro de 2011

A importância da MODELAGEM. (Tema sugerido por Caroline Ribeiro)





Vamos entender e compreender como a modelagem pode valorizar ou desvalorizar o seu corpo.

Primeiro como se aplica a modelagem as peças: A modelagem pode ser dividida em duas partes, que no final das contas se complementam: a modelagem plana, que é a feita à mão com réguas, tesouras, papel craft e muita fita crepe ou, ainda, no CAD (software utilizado pelos profissionais para modelar as peças). E tem também a moulage, que é a modelagem tridimensional. Essa, que foi o primeiro método de modelagem utilizado, é quando a peça é moldada diretamente no corpo. As duas formas de modelagem são complementares, pois a modelagem plana, após recortada e montada, acaba virando o resultado da moulage. Por outro lado, quando a peça é moldada com moulage ela deve ser posteriormente planificada para a reprodução das peças. Não existe um método mais fácil ou melhor de fazer, cada um sabe com o qual trabalha melhor. Mas uma coisa é certa: os dois devem ser feitos com muita atenção e paciência, afinal não são precisos muitos centímetros pra destruir uma peça de roupa.








Segundo como verificar se a modelagem da peça de roupa esta de acordo com seu perfil: Você sabe qual o formato do seu corpo? (veja POST do dia 10/09 – Seu corpo e suas formas). A cada dia que passa o mundo da moda nos oferece mais novidades, são cortes e modelagens  diferenciadas que facilitam nossa vida na hora de escolher o que nos cai melhor. Pois bem, ao escolhermos uma roupa devemos fazer uma análise bem objetiva das nossas proporções físicas para podermos resistir aos estilos que não nos favorece absolutamente em nada, e escolhermos as peças que valorizam nosso biotipo. Quem conhece sua silhueta e escolhe a modelagem das roupas correta consegue efeitos maravilhosos. Sempre haverá uma roupa que valorize suas formas, independente do corpo ser oval, ter forma de triangulo invertido, ser retangular ou pêra. Basta saber escolher!

Procedimentos para determinar o número do manequim

Calças – bermudas – jardineiras
Coloca-se a fita métrica, esticada, em volta da cintura e divide-se o número achado por 2.
Ex.: Se o número achado for 88:
88 : 2 = 44, o número é 44

Camisas profissionais – jalecos – guarda-pó – blusões – coletes – paletós – jaquetas – macacões
Coloca-se a fita métrica, esticada, logo abaixo das axilas, em volta do tórax, e divide-se o número achado por 2.
Ex.: Se o número achado for 100:
100 : 2 = 50, o número é 50


O grande problema que sofremos aqui no Brasil é a falta de padrão entre as confecções que não eram obrigadas a usar a tabela de medidas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e sendo assim as modelagens sofriam enormes variações. Cada indústria usava o seu próprio padrão de medida, baseando-se em seu público-alvo. Isso não acontece em países como Japão e Estados Unidos, onde existem diferentes escalas de tamanhos de acordo com o biotipo da população. Mas a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), está impondo muitas reformulações ao setor. A preocupação é definir as medidas referenciais com base no biotipo do brasileiro. E implantar padrões de medidas, a nova regra facilita a vida dos consumidores na hora de comprar uma roupa. Deixarão de existir diferenças exorbitantes de medidas entre as marcas que fazem com que o cliente tenha que provar outras numerações.

Segue tabela base:

 Equipe Lilaloli.

Um comentário:

  1. olah... vice poderia me informar, por favor, a fonte dessa tabela?
    fico no aguardo, obrigada... aradesign@uol.com.br

    ResponderExcluir